7 sinais de que sua casa precisa de uma reforma
Olhando por fora, nem sempre dá para perceber se uma casa precisa de reforma ou não.
Mas alguns sinais podem ser identificados. Fizemos um check list com 7 dicas para notar se a sua casa precisa de uma reforma.
1 – INFILTRAÇÃO: Mofo, parede molhada, “estufamento” e manchas escuras nas paredes, descolamento de pisos e azulejos são indícios de uma infiltração. Ela pode vir do chão, das paredes ou do telhado.
2 – QUEDAS DE ENERGIA E CURTOS CIRCUITOS: Essas situações costumam afetar as instalações (elétricas, fiação e hidráulica) quando essas são antigas ou quando o quadro de energia se encontra sobrecarregado.
3 – VAZAMENTO DE ÁGUA, ÁGUA VOLTANDO POR CANOS, PIAS E RALOS: Dessa vez, a reforma é na parte hidráulica. Quando um problema como esse aparece, a grande maioria das pessoas chamam uma desentupidora, mas quase sempre esse problema vai retornar até ser corrigido de fato e ser feita uma inspeção na hidráulica da casa.
4 – ACABAMENTO: Paredes descascando e piso gastos é sinal de que precisa de uma reforma. Aqui entram também, telhado e revestimentos. A menos que seja uma repaginação no imóvel, reformar é mais econômico do que deixar desgastar até o fim para trocar depois.
5 – COMPRA DE IMÓVEL ANTIGO: Imóveis antigos são bastante valorizados e costumam ser bem localizados, São Paulo que o diga. A questão é que ao adquirir uma casa antiga, uma reforma é sempre bem-vinda, mesmo que o último morador tenha saído a pouco tempo. Nunca se sabe os hábitos de quem saiu. Uma vistoria com engenheiro especialista será importante e necessária antes de mudar.
6 – REPAGINAÇÃO: Você enjoou da arquitetura da sua casa. É um ótimo motivo para começar uma reforma.
7 – A FAMÍLIA MUDOU DE TAMANHO: Os filhos vieram ou saíram de casa. Precisa transformar um escritório em quarto ou o quarto em escritório. O fato é que a rotina da família vai mudar e a casa pode se adequar a ela.
Viu só, reformas são uma forma de evitar problemas maiores e futuras dores de cabeça, como também, adaptar a casa conforme os moradores.